A natureza do homem
Pag.1
CASA DE ORAÇÃO DOS DISCÍPULOS DE YAHWHSHUAH
Estudo: A natureza do Homem
O que é o homem?
Gen. 2:7 – “E formou o criador Yahwh o homem do pó da terra, e soprou em seus narizes o fôlego de vida, e o homem foi feito alma vivente”. Yahwh uniu dois elementos: o boneco de barro e o fôlego de vida, o que resultou em alma vivente, ou melhor, ser vivente. Esse ser vivente só existiu porque houve a união desses dois elementos. O corpo (boneco de barro) por si mesmo não pode pensar, agir, falar, sentir, chorar, sofrer, nem realizar alguma função de vida inteligente. A união do fôlego de vida (que é a própria vida por Yahwh), com o pó (barro) produziu imediatamente um homem inteligente com a capacidade de raciocinar, sonhar, sentir, pensar, agir, decidir. A idéia que o homem tem uma alma dentro de si é contrária a Bíblia. O homem tornou-se uma alma vivente. Ele não tem uma alma, ele é uma alma.
Qual a diferença da criação do homem para com as demais criações de Yahwh?
De toda criação, foi o homem o único ser que não surgiu por uma ordem de Yahwh, mas foi feito pelas suas próprias mãos, moldando com todo carinho e depois soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o “boneco” de barro transformou-se numa criatura, uma alma vivente, um ser racional e inteligente.
O que é alma vivente?
Alma vivente é todo corpo que possui fôlego. O apóstolo Shaul (Paulo) afirmou: ... o primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente ... (1º Cor. 15:45). E Yahonan (João) abona a palavra de Shaul: “E o segundo anjo derramou a sua salva no mar, que se tornou em sangue como de um morto, morreu no mar toda alma vivente. (Apoc. 16:3) Não somente o homem, mas todos animais tem o mesmo fôlego dado por Yahwh para se tornarem almas viventes. (Lev. 11:10, 46). E expirou toda a carne que se movia sobre a terra, tanto de ave como de gado e de fera, e de todo réptil que se arrasta sobre a terra e todo o homem, tudo o que tinha fôlego de espírito de vida em seus narizes, tudo que havia no seco morreu. (Gen. 7:21-22). Note que todos: animais, aves, peixes e homens, todos tem o mesmo fôlego de vida, que ao ser retirado, morrem.
E as epressões: “minha alma tem sede de justiça... minha alma clama ao Yahwh... Louco! Esta noite te pedirão a tua alma... etc”. o que quer dizer?
São expressões de linguagem que denotam todo o desejo do homem em direção ao seu Criador. É o mesmo que dizer: “Eu tenho sede... eu clamo... você morrerá esta noite... etc. Quando fala de minha alma, fala-se de mim.
Há diferença entre a morte dos animais para a morte dos homens?
Pag.2
“Porque o que sucede aos filhos dos homens, isso também sucede aos animais; a mesma coisa lhes sucede; como morre um, assim morre outro, todos tem o mesmo fôlego; e a vantagem dos homens sobre os animais não é pó a e ao pó tornarão. (Eclesiastes 3:19-20).
O homem é um ser mortal?
“Que é o homem mortal para que te lembres dele”? (Sal. 8:4).
“... (Cristo) Mashiah também vivificará os vossos corpos mortais”. (Rom. 8:11).
“... Isto que é mortal se revestir da imortalidade”. (1º Cor. 15:54).
“Yahwhshuah se manifeste também em nossa carne mortal”. (2° Cor. 5:4).
A mortalidade da alma e uma doutrina bem clara na Bíblia. Todo homem e animal são seres mortais.
“O pó volte a terra, como era, e o espírito volte a Yahwh, que o deu”. (Ecles. 12:7). Isto é, o corpo (matéria), que é o barro, volta ao pó, mas o fôlego de vida (aqui traduzido por espírito), volta para Yahwh que o deu, o grande autor da vida. E o que acontece? O homem deixa de existir. Não existe alma que fica vagando por ai. Quando o homem morre, desce a sepultura e ali ficará até a volta de Mashiah, quando serão ressuscitados para salvação ou para perdição. Há passagens em Jó 14:14,21 / 19:25, 26 / Sal. 115:17/6:5 e muitas outras passagens. “Tu és pó e ao pó tornarás”. (Gen. 3:19), estabelece a natureza mortal, clara e evidente do homem. Poderá, no entanto, alguém questionar, naturalmente, os que advogam a tese da imortalidade, e dizer: “perece o corpo e alma não”. E se perguntar: Onde está a sede do amor, da inveja, do ódio, no “corpo” ou na “alma”? Provavelmente a resposta será: na alma, ou espírito, memória, consciência, etc. Mas a Bíblia deixa bem claro que tudo perece, inclusiveos pensamentos.
“Sai-lhes o espírito (fôlego de vida) e eles tornam-se em sua terra (sepultura-pó); naquele mesmo dia (o de sua morte) perecem todos os seus pensamentos... até o seu amor, o seu ódio, a sua inveja já pereceram, e já não tem parte alguma neste século, em coisa alguma do que se faz debaixo do Sol”. (Ecles. 9:6/ Sal. 146:4). Perece tudo da dissolução do corpo (Ishayahu (Isaías) 38:18,19). A Bíblia ensina que o homem é mortal. No Sal. 89:48 diz que homem não há, que viva e não veja a morte? Se naquele mesmo dia (da sua morte) perecem os seus pensamentos, isso quer dizer que ninguém fica na sepultura pensando, agindo com raciocínio. Não tem uma alma que fica vendo quem foi ao seu enterro, ou visita sua casa para ver como as coisas andam. O que quer dizer de Lazaro de quem o Mashiah disse que dormia (Yahonan (João) 11:11 e depois que havia morrido (Yahonan 11:14). Queria Yahwshuah ensinar que a morte é um sono e este é João passado na sepultura, em completo esquecimento. Yahwshuah não mandou Lázaro descer do céu, pois que já morrerá há três dias. Certamente Lázaro um “bom cristão” deveria está lá, assim diz a crença fora das Escrituras. Mas Yahwhshuah disse: “Lázaro vem para fora”.
Pag.3
Pense: Se Lázaro estivesse gozando das delícias do céu após morrer, ele gostaria que Yahwhshuah o trouxesse de volta para esta terra cheia de maldades. E mais, Yahwhshuah o traria?
Reflita: “Quando isto que é mortal se revestir de imortalidade”. 1º Cor. 15:54. Se a alma fosse imortal, qual a necessidade de se revestir de imortalidade?
Quem é o Ser Imortal?
“Ora, ao rei dos Séculos, Imortal... aquele que tem, ele só, a imortalidade...” Se só Yahwshuah é imortal, as suas criaturas são mortais. A imortalidade que o homem possuía antes de pecar era derivada de Yahwh. E só teve até antes de comer do fruto da árvore da vida, mais por causa da desobediência a perderam. Deram ouvidos à serpente e se tornaram mortais.
Nós só seremos imortais quando formos ressuscitados ou transformados por Mashiah (Cristo) na ocasião de sua volta. Neste dia receberemos um corpo incorruptível, não mais veremos a morte, por que a morte foi tragada.
Quando se fala de “espírito” na Bíblia quer dizer alma que sai do corpo e fica vagando?
O vocabulo “espírito” que no hebraico é “neshamah” ou “ruah”; e em grego é “pneuma”, é empregado, na Bíblia com diversos sentidos. A palavra espírito tem várias conotações dependendo do tema abordado. Vamos observar alguns exemplos;
Espírito com conotação de faculdades morais: Índole, caráter, pensamento e sentimento. Salmo 51:10 – “Cria em mim, ó Yahwh, um coração puro, e renova em mim um espírito (caráter) reto”.
Lucas 1:17 – “E irá adiante dele no espírito (caráter) de Elias...”
1º Cor. 4:21 – “Que quereis? Irei ter convosco com vara ou com amor e espírito (sentimento de mansidão)”.
Felipenses1:27 - ... que vá e vos veja... e ouça acerca de vós que estais num mesmo espírito (pensamento), combatendo juntamente... pela fé”.
Outros textos: 2º Tes. 2:2/Rom. 1:9
Pag.4
Espírito com conotação de sabedoria: discernimento, raciocínio e conhecimento.
Lucas 1:80 – “E o menino crescia, e se robustecia em espírito (conhecimento).
Matyahu 5:3 – “Bem-aventurados os pobres de espírito (raciocínio), porque deles é o reino dos céus.
Outros textos: Exo. 31:3/ Num. 14:24
Espírito com conotação de ânimo e energia.
Gen. 45:27 – “porém, havendo-lhes contado todas as palavras de Yosef (José)... reviveu o espírito de Yacob (Jacó)”.
Yo (Jô) 17:1 –“O meu espírito energicamente vai se consumindo...”
Sal. 143:7 – “Ouve-me depressa, ó Yahwshuah; o meu espírito (ânimo) desfalece; não esconda de mim Tua face...”.
Juízes 15:19 – “Então Yahwshuah fendeu a caverna que estava em lei, e saiu dela água e bebeu, e o seu espírito (ânimo) tornou e reviveu...”.
Outros textos: 1º Sam. 30:12/ Prov. 15:13 / Ez. 18:31/ Dan. 7:15 / Ageu 1:14.
Espírito com conotação de fôlego: respiração e sopro.
Gen. 7:15 – “E de toda carne, em que havia espírito (fôlego) de vida, entraram de dois em dois para Noé na arca”.
Yó (Jó) 14:10 – mas, morto o homem é consumido, sim, rendendo o homem o espírito (fôlego), então onde está”?
Lucas 8:55 – “E o seu espírito (fôlego, respiração) voltou, e ela logo levantou; e Yahwshuah mandou que lhe dessem de comer”.
Outros textos: Ecl. 12:7 / Yó 27:3 / Apoc. 11:11.
Pag.5
Espírito com conotação de vida.
Yó (Jó) 12:10 – “Que está na sua mão a alma (vida) de tudo quanto vive; e o espírito (vida) de toda a carne humana.
Apoc. 13:15 – “E foi-lhe concedido que desse espírito (vida) à imagem da besta...”
Espírito com conotação de anjo.
Atos 8:26 – “Um anjo do Yahwshuah falou a Felipe...”
Heb. 1:14 – “Não são todos espíritos ministradores enviados para o serviço a favor dos que hão de herdar a salvação”.
Quando a palavra “espírito” vem com letra minúscula é usado nas conotações acima citadas. Quando a palavra vem com letra maiúscula, desta forma, “Espírito” é falando do poder de Yahwshuah. Poder que ele dá aos homens para que façam maravilhas, milagres de curas, alem em línguas estrangeiras para que o evangelho seja pregado a todo mundo. É o poder que só Ele (Yahwshuah) tem e nos dá. Quando se lê a Palavra, devemos ser atentos ao que diz o texto e a cada palavra para não tirarmos conclusões erradas.
“Quando vier o Espírito da verdade, ele vos guiará em toda verdade; porquanto não falará por sí mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir.” Yaohnan 16:13.
“Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és meu Yahwh; guia-me o teu Espírito por terreno plano” Salmo 143:10. Aqui a palavra escrita Espírito conota a Palavra de Yahwh.
A palavra “alma” também tem outras conotações como palavra espírito?
Sim. A palavra alma, do Hebraico “nephesh”, e grego, psyché, pode ser traduzida de várias maneiras.
Pag.6
Alma com conotação de vida
Lev. 17:11 – “Porque a alma (vida) da carne está no sangue... porquanto é o sangue que fará expiação pela alma (vida / pessoa).”
Atos 20:10 – “Shaul porém, descendo, inclinou-se sobre ele e, abraçando-o disse: Não vos perturbeis, que a sua alma (vida) está nele.”
Outros textos: Gen. 9:4 / Heb. 10:39 / Lev. 17:14 / Mat. 16/26 / Mar. 3:4 / Jó 6:11 e outros.
Alma com conotação de pessoa
Lev. 17:12 – “Nenhuma alma (pessoa) dentre vós comerá sangue...”
Atos 7:14 – “... sua parentela que era de setenta e cinco almas (pessoas).”
Outros textos: Gen. 36:6 / Eze. 13:18-20 / Sal. 109:20 / Prov. 11:30 / Atos 3:23 e outros.
Alma com conotação de coração.
Gen. 34:3 – “E apegou-se a sua alma (coração) com Diná, filha de Yacob (Jacó), e amou a moça...”
Atos 2:43 – “Em toda alma (coração) havia temor...”
1º Reis 11:37 – “E te tomarei, e reinarás sobre tudo o que desejar a tua alma (coração), e serás rei sobre Yahwhshorul (Israel).”
1º Sam. 20:17 – “E Jônatas fez jurar a Davi de novo, porquanto o amava... com todo amor de sua alma (coração).”
Outros textos: Sal. 42:5 / Ecl. 6:2 / Cânt. 3:4 / Mar. 14:34 / Miq. 7:3 e outros.”
As palavras alma e espírito não são fantasmas que aparecem as pessoas após as suas mortes?
Com certeza, não. Há nas escrituras variadas formas em que alma e espírito são empregadas, não há em nenhuma delas qualquer indício que signifiquem uma “entidade abstrata que sobrevive à morte”. Não há nenhum texto que autorize uma doutrina de uma alma ou um espírito, imortais. Só Yahwh é imortal. (1º Timóteo 1:17; 6:16). O testemunho fiel das Escrituras é que “Yahwh é Espírito, os anjos são seres espirituais, mas nunca o homem”.
Pag.7
Veja outros exemplos e entenda melhor o que é alma e espírito.
“E Yahwh ouviu a voz de Eliyahu (Elias), e a alma (vida, fôlego) do menino tornou a entrar nele”. (A alma do menino é o fôlego de vida) – 1º Reis17:22 “E aconteceu que tendo ela (Raquel) trabalho em seu parto... saindo-se-lhe a alma (vida, sangue) (porque morreu) ... “ – Gen. 35:17,18.
“Seja entregue para Satanás para destruição da carne, para que o espírito (caráter) seja salvo no dia do Senhor Yahwh.” – 1º Cor. 5:5
“E o mesmo Yahwh de paz vos santifique em tudo e todo o vosso espírito e alma e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vida de nosso Salvador Yahwhshuah Há Mashiah.” 1º Tess. 5:23.
Esta expressão usada por Shaul define a personalidade integral do homem. Shaul desejando preparar o povo que aguarda a volta de Mashiah, usa uma expressão global para designar o homem na santificação de todo ser para ter aprovação do céu. Shaul desejava que todas as faculdades mentais e espirituais, bem como o próprio templo (corpo) do povo estivesse preparado para o dia de Yahwh. Assim lemos: “E o mesmo Yahwh de paz vos santifique em tudo, e todo o vosso espírito (entendimento) e alma (fôlego de vida) e corpo (matéria) sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a volta de nosso Salvador Yahwhshuah Ha Mashiah”.
“Não temais os que matam o corpo (matéria) e não podem matar a alma (vida), temei antes Aquele que pode fazer perecer no inferno (sepultura) a alma (vida) e o corpo (matéria).”
Primeiro observe a palavra “perecer” deixa bem claro que tudo vai acabar (não vai continuar queimando). Este texto deixa claro que o homem é mortal.
Yahwhshuah ensina aqui que o homem pode matar alguém, fazer cessar de viver, mas jamais poderá impedir a ressurreição de um justo, o que não se dá com Yahwhshuah que pode matar o corpo e fazer desaparecer completamente, isto só se dará com os ímpios. Na ressurreição Yahwh dará um novo corpo e a mesma vida (fôlego), pois que Ele e a própria vida. Especificamente neste texto, alma tem o sentido de vida, a natureza espiritual do homem. A Bíblia diz que o homem não tem uma alma. Os mártires, aqueles cristãos perseguidos e mortos impiedosamente de varias maneiras, morreram por Roma na fé. Os ímpios mataram seus corpos, mas não lhe mataram a esperança da ressurreição nem a promessa de uma vida eterna. inquestionavelmente o “espírito” é a mais clara tradução de “fôlego” e deve ser aceito por todos que crêem nas Escrituras Sagradas, pois “espírito” (ser reluzente, translúcido, personalizado, fantasmagórico ou coisa parecida) que desencarna, se purifica, que sobrevive a matéria, etc... é doutrina exclusiva do “espiritismo”. Diz o profeta: “A alma que pecar esta morrerá... (Ez. 18:20). Pergunto,
Pag.8
então aos que aceitam que o homem tem uma alma e um espírito, que lhe saem por ocasião da morte. Se a alma pecar o que acontece com o corpo e o espírito?
Ou neste caso quem pecará de fato: A alma, o corpo ou o espírito? Se só a alma pecar o corpo e o espírito devem ou não morrer?
A doutrina evangélica criada hoje é que, ao morrer o homem, sendo “bom vai para o céu; sendo mau, para o inferno”. Então pergunto: quem vai receber o galardão (justos), o corpo, alma ou o espírito? E quem vai ser castigado (ímpios) o corpo a alma ou o espírito?
Queridos é tão fácil entender. A alma proferida pelas diversas passagens bíblicas é o homem completo. “Bendizei minha alma ao Yahwhshuah”...
“Minha alma anseia pelo Yahwhshuah”... etc. Esta alma é o homem completo, ser vivente, como eu e você. A alma é a soma do corpo (barro) com o espírito (fôlego). Ao morrer o homem deixa de ser uma alma e conseqüentemente o seu corpo volta ao pó e o espírito volta para o Criador que o deu. Ou seja, quem vai receber o galardão é o homem completo (alma vivente) da mesma forma de quem vai receber o castigo o homem completo (alma vivente). O corpo por si só não é nada. A fusão dos dois é que resulta na alma vivente (o homem).
Reflita: Se o homem permanecesse consciente após sua morte, ou se lhe saísse algo (alma / espírito) que vivesse em algum lugar, o que seria ressuscitado?
Quando o homem deixa de ser uma alma?
Não foram colocados dentro do boneco, nem uma alma nem um espírito. Ele tornou-se alma vivente. Enquanto a alma viver (respirar) estará viva. Continuará sendo uma alma vivente. Mas tão logo pare de respirar, torna-se alma morta. Leia: Sal. 104:29 – “... se lhes tiras a respiração (fôlego), morrem”. Ecl. 12:7 – E o pó (boneco) volte a terra, como era, e o espírito (fôlego) volte a Yahwh que o deu.” Tiago 2:26 – “... o corpo (boneco) sem o espírito (fôlego) está morto...”
Isso significa que alma vivente - fôlego de vida = alma morta. E o contrário: boneco de barro + fôlego de vida = alma vivente. Ou seja, o homem quando morre deixa de ser uma alma vivente. Não saíra de seu corpo uma alma, ele deixará de ser uma alma.
Como explicar a passagem em Zac. 12:1 “Peso da Palavra de Yahwh sobre Yahwhshorul; Fala Yahwh, o que estende o Céu, e que funda a Terra, e que forma o espírito do homem dentro dele”.
Depois de tudo que foi estudado anteriormente é fácil entender o que o profeta quer dizer. O profeta está aqui, tratando da criação, Yahwh criou o Céu e a Terra e também o homem, e ao criá-lo como o fez? Em Gen. 2:7 tem a resposta. Yahwh colocou a “vida” dentro do homem. Espírito aqui tem a conotação de vida. Se Yahwhshuah diz, que com o
Pag.9
fôlego de vida, apenas deu capacidade de raciocínio ao homem, por que colocar dentro dele dois outros seres (alma e espírito)? Por que duvidar que Yahwh tem o poder de apenas com o fôlego e o barro produzir um ser com capacidade intelectual e moral?
A alma pode morrer – Ez. 18:4 / A alma pode ser morta – Jos. 11:11 / A alma pode ter sede – Isa. 29:8 e etc. Porque a alma é a pessoa humana.
Quando o homem será um ser imortal?
Em Apoc. 20:6 diz: “Bem aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem o poder a segunda morte, mas serão Sacerdotes de Yahwhshuah e de Mashiah, e reinarão com Ele mil anos.”
Em Yaohnan 5:28-29 diz: “... Todos os que estão nos sepulcros ouvirão a Sua voz, e os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida...”
Em 1º Tess. 4:16: “porque o mesmo Yahwhshuah descerá do céu com alarido e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Yahwh; e os que morreram em Mashiah ressussitarão primeiro”.
O numeral primeiro denota que haverá uma segunda ressurreição, que é a dos ímpios. Não recebemos nada por ocasião da nossa morte. Onde somos sepultados aguardaremos até a vinda do Mashiah para a ressurreição, seja para a vida eterna ou castigo eterno. O corpo ficará no pó e o fôlego de vida voltará para o seu Criador Yahwhshuah, ninguém vai ao céu ou inferno, como dizem, imediatamente após a morte. Na ocasião de sua vinda ele devolverá o fôlego àquele que o merecer. Nessa ocasião os que forem ressuscitados na primeira ressurreição não mais morrerão. O homem passará a ser imortal. O que não acontecerá com a segunda ressurreição. Nesta ocasião serão ressuscitados para morrerem definitivamente, será a morte eterna. Não há dúvidas que o galardão, a recompensa e a imortalidade, só serão recebidos após a vinda de Yahwhshuah. Outras passagens falam da recompensa que só será dada no ultimo dia – Luc. 14:14 / Sal. 17:15 / 2º Tim. 4:8 / Mat. 16:27 / 1º Tess. 4:13-14. Deixo para aqueles que esperam em Yahwhshuah, a seguinte passagem:
“Porque já não podem mais morrer; pois são iguais aos anjos, e são filhos de Yahwhshuah, sendo filhos da ressurreição”. Lucas 20:36
Quando o homem nada mais sabe?
Como dizia o sábio rei Salomão em Eclesiastes 9:10: “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde vais, não há obra, nem indústria, nem ciência, nem sabedoria alguma.” Depois de morto o homem não tem mais as suas faculdades mentais, elas são totalmente apagadas, e irá aguardar em um sono que, mesmo sendo de séculos, para o que dormiu em Yahwhshuah, é como o passar de
Pag.10
uma noite apenas, até o grande dia em que o Mashiah virá do céu trazendo a recompensa: a imortalidade. Na morte não há recordação de coisa alguma. No Sal. 6:5 diz que na sepultura não há recordação nem mesmo do Eterno, nem mesmo se pode louvá-lo de tal lugar. Ainda no livro de Salmos 115:17 diz que os mortos não louvam ao Yahwhshuah, nem os que descem a região do silêncio.
O que é a morte?
Um sono. Vamos verificar alguns textos que assim a defini a morte:
Dan. 12:2 – “E muitos do que dormem no pó da terra ressuscitarão...”
Sal. 17:15 – “Quanto a mim, contemplarei a Tua face na justiça, satisfar-me-ei da Tua semelhança quando acordar.”
Mat. 27:52 – “E abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados.”
Daniel diz que os mortos dormem e Davi assegura qe irão acordar. E em Mateus diz que os santos dormiam (porque estavam mortos) e ressuscitaram (porque estavam mortos). Quem foram ressuscitados? Os corpos!
Se eram santos para que serem ressuscitados, não estariam gozando as bem aventuranças? Estavam dormindo na sepultura, a acordaram quando Mashiah (Cristo) ressuscitou. Esta foi uma ressurreição especial.
Mashiah também chamou a morte de sono no episódio da morte de Lázaro quando disse: ... Lázaro, o nosso amigo dorme... e depois disse claramente: Lázaro está morto. Quem poderá contestar o que diz o Mashiah? Mashiah diz que a morte é sono. Leia outros textos que referem-se a morte como sono: 2º Pedro 3:4 / Lucas 8:52 / Mar. 5:39 / Atos 12:36 / Atos 7:60 / 1º Tess 4:13-15 / 1º Cor. 15:6; 15:18; 15:20. Shaul faz alusão as primícias, referindo-se ao Antigo Testamento. Era prática da Lei oferecer o primeiro molho da colheita – Lev. 23:10. Semelhantemente, Yahwhshuah tornou-se a primícia da ressurreição, precedendo a ressurreição dos justos, bem como tornando-a penhor da ressurreição de todos os salvos, em todos os tempos que dormem no pó da terra. Shaul ainda afirma em 1º Cor. 15:51 que nem todos nós dormiremos (morreremos), mas seremos transformados. Shaul se refere a duas classes de pessoas que estarão por ocasião da volta do Mashiah na Terra:
Os que dormem (os mortos)
Os vivos.
Todos, porém, serão transformados ao soar da ultima trombeta. Se fossemos para o céu após a morte, pergunto: Quem será transformado e quem será ressuscitado? Claro que serão os justos vivos e justos mortos. Os justos mortos acordarão do sono, quando a voz
Pag.11
de Yahwhshuah soar no céu, chamando seus filhos para receberem a recompensa, a imortalidade.
Na Bíblia a morte é chamada de sono de 50 vezes.
Se uma pessoa ao morrer vai se encontrar com Yahwhshuah, porque então chorar no seu velório? Porque temer a morte? Quem não gostaria logo de subir? No verso de Filipenses 1:23, Shaul fala que tem o desejo de partir, e estar com Mashiah, porque isto é ainda muito melhor. Shaul deixa claro que o dia da sua partida é o dia da sua morte, mas o dia para estar com o Mashiah é o da sua ressurreição. Esta foi a sua fé. Este foi o seu ensinamento. Assim o corpo de nosso amado irmão Shaul está na sepultura, guardado pelo os anjos até o dia de seu encontro com Yahwhshuah. Como não há consciência na morte, o dia da ressurreição de Shaul dará a ele a nítida impressão que ocorreu “no instante imediato de sua morte.” E isto ocorrerá com todos nós, com todos o mortos que morrem em Yahwhshuah. Não confunda partida com chegada, pois Shaul não tinha dúvidas que sua chegada ao céu só se dará com sua ressurreição. É ele que afirma aos irmãos em Filipos: “para ver se de alguma maneira posso chegar à ressurreição dos mortos.” Ter desejo de partir é uma coisa, chegar no mesmo dia ao céu, é outra bem diferente. Estar com Mashiah (futuro) é um desejo real de todo o crente, Yahwhshuah bem conhecia todo esse anseio que afirmou: “... e eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos.” Mat. 28:20. Shaul entendeu o que isso queria dizer a ponto de ficar impregnado de Mashiah e confessar aos da Igreja da Galácia:
“Já estou crucificado com Mashiah; e vivo mais não eu, mas Mashiah vive em mim; e a vida agora na carne vivo-a na fé do Filho de Yahwh, o qual me amou, e SE entregou a Si por mim.” Gal. 2:20.
Todos os patriarcas, profetas, discípulos, apóstolos que viveram desde da fundação do mundo e serviram a Yahwhshuah estão aguardando em seus sepulcros a volta de Mashiah para receberem a recompensa da imortalidade. Será uma multidão que não poderá se contar. Será maravilhoso poder ver os que antes de nós foram seguidores do Eterno Yahwhshuah. O salário do pecado é a morte. O homem foi feito para ser imortal, com o pecado ficou sujeito a morte e por isso todos, um dia morreremos, salvo os que estarão vivos na ocasião da volta de Mashiah. Na sepultura de um crente havia a seguinte inscrição:
Peguei e arrependi-me; confessei e a amei; agora descanso e ressuscitarei; E pela graça de Yahwhshuah, ainda que indigno reinarei.
Pag.12
A natureza do Homem
Cremos:
Cremos que o homem foi formado a imagem e semelhança de Yahwh. Quando Adão caiu em pecado perdeu a imortalidade, passando agora a ser como todas as outras criaturas que foram criadas por Yahwh, sujeito a morte. A diferença do Homem para os animais é o raciocínio. O homem foi criado com a combinação do corpo com o espírito. O corpo, o barro, e o espírito, o fôlego de vida. Desta junção ele se torna uma alma vivente, não é uma alma. Quando morre seu corpo volta ao pó e o espírito volta para Yahwh que o deu. O único Ser imortal é Yahwh, ele é o dono da vida. Somente Ele pode dar e tirar a vida. O homem só vai alcançar a imortalidade por ocasião da volta de Mashiah, que será dada àquele que participar da primeira ressurreição e estiver vivo para ser transformado.